No que cremos

0
818

Sobre Deus

Deus é o Criador e Rei do Universo. É o Deus que criou o ser humano e deseja se relacionar intimamente com ele. É uma só pessoa e, ao mesmo tempo, três pessoas – Pai, Jesus Cristo e Espírito Santo – que existe eternamente. Uma só pessoa com diferentes atividades e funções. Iguais, mas diferentes. Diferentes, mas iguais. Um exemplo ilustrativo desse Deus Uno e Trino é a água que existe em três estados – sólido, líquido e gasoso – e, ainda assim, é apenas água. São três, mas apenas um. Iguais, mas diferentes. Diferentes, mas iguais. Assim, Deus é a Suprema Referência para nossos relacionamentos.

Textos Bíblicos: Gênesis 1.1-3, 26, 27; João 1.1-3; Salmo 90.2; Mateus 28.19; I Pedro 1.2; Coríntios 13.14.

Sobre o ser humano

O homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus, para ser como ele em caráter. Eles são o objeto supremo da criação de Deus. Embora o ser humano tenha sido feito para o que é bom, ele escolheu um caminho de desobediência a Deus que chamamos de “pecado”. Sua escolha o separou de Deus, sendo necessário uma reparação definitiva.

Algumas certezas:
1. Homem e mulher são essencialmente iguais.
2. Homem e mulher são funcionalmente diferentes.
3. Homem e mulher são complementares.
4. Homem e mulher precisam ser restaurados por Deus.

Textos Bíblicos: Gênesis 1.27; 2.18-25; Salmo 8.3-6; Isaías 53.6a; 59.1-2; Romanos 3.23.

Sobre a eternidade

O ser humano foi criado para existir eternamente. No entanto, como consequência do pecado, a morte surgiu. Assim, é necessário sua restauração a fim de que tenha a vida eterna. Essa restauração aconteceu, acontece e acontecerá em Jesus.

Textos Bíblicos: Mateus 25.31-46; João 2.25; 3.16; 5.11-13; Romanos 6.23; I João 5.11-12; Apocalipse 20.15.

Sobre Jesus Cristo

Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele é um com o Pai. Jesus é o Deus que se encarnou, que entrou na história da humanidade, não cometendo pecado algum, oferecendo-se como o sacrifício perfeito por todos os pecados de toda humanidade ao morrer na cruz. Ele ressurgiu dos mortos depois de três dias e demonstrou seu poder sobre o pecado e a morte. As pessoas mais próximas a ele, as quais o conheceram de perto, o reconheceram como o Filho de Deus. Mais de 500 pessoas testemunharam com seus próprios olhos o seu ressurgimento após a sua morte. Mais de 400 profecias falaram sobre sua vinda e as cumpriu integralmente ao longo de sua vida. Ele ascendeu aos céus em glória e retornará novamente para reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Textos Bíblicos: Isaías 9.6; Mateus 1.22-23; João 1.1-5; 14.10-30; Atos 1.9-11; Romanos 1.3; I Coríntios 15.3-4; Hebreus 4.14-15; I Timóteo 6.14; Tito 2.13.

Sobre Salvação

A salvação é um presente de Deus ao ser humano. O ser humano jamais será capaz de se redimir de seus pecados por conta própria. Por mais que ele cresça e faça coisas boas, jamais conseguirá apagar suas incontáveis falas e falhas ao longo de sua vida. O único caminho para sua redenção é crer em Jesus Cristo, aquele que se ofertou por nós numa cruz,não cometendo pecado, mas assumindo todos os pecados da humanidade sobre si próprio. É uma atitude que envolve fé e resulta e uma nova conduta de vida em gratidão pelo que fez por todo aquele que nele crê.

Textos Bíblicos: João 1.12; 14.6; Romanos 5.1; 6.23; Gálatas 3.26; Efésios 2.8-9; Tito 3.5

Sobre o Espírito Santo

O Espírito Santo é igual a Deus Pai e o Filho Jesus, sendo também Deus. Ele está presente no mundo, atuando sobre o ser humano e mostrando asua necessidade de Jesus Cristo. Ele habita em todo verdadeiro cristão. Além disso, provê a todo cristão o poder para viver e compreender a verdade, guiando-o pelo correto caminho. Todo verdadeiro cristão busca andar sob sua direção diariamente.

Textos Bíblicos: João 14.16-17; 16.7-13; Atos 1.8; I Coríntios 2.12; 3.16; II Coríntios 3.17; Gálatas 5.25; Efésios 1.13; 5.1

Sobre a Bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus concedida ao ser humano. Foi escrita por diversos autores, guiados pelo Espírito Santo de Deus, sendo formada ao longo de inúmeras gerações. A Bíblia conta uma única história: a história do único Deus que deseja se relacionar com o ser humano, que o criou, veio ao seu encontro em Jesus e retornará para redimir todas as coisas. Esta única e macro história é composta por diversas micro histórias que formam esta grande história. O objetivo da Bíblia não é dar uma explicação científica e histórica de tudo aquilo que aconteceu; antes, visa apresentar o Deus Único que nos ama e deseja nos conceder um propósito maravilhoso de vida. A Bìblia é a suprema fonte da verdade para o cristão. É inspirada por Deus e auxilia todo ser humano em sua conduta de vida.

Textos Bíblicos: Salmos 12.6; 119.105,160; Provérbios 30.5; Ii Timóteo 1.13; 3.16; II Pedro 1.20

Sobre o Batismo

O batismo é um símbolo visível daquilo que Deus faz dentro de todo aquele que faz parte da comunidade cristã. É uma declaração pública de inclusão na comunidade cristã. O batismo não salva; antes, apresenta ao mundo que o batizado tem uma nova identidade a ser construída ao longo de sua vida com Deus. Assim, como fruto dessa espiritualidade comunitária e familiar, cremos que o batismo é um símbolo de fé de pais que consagram seus filhos a Deus e daquilo que o próprio Deus fara ao longo da vida de seus filhos. Batismo não é o fim da caminhada cristã, mas o início dela.

Textos Bíblicos: Mateus 28.16-20; Atos 2.41; Efésios 2.8-9; Colossenses 2.12.

Sobre a Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor é um símbolo de fé realizado por todos aqueles que crêem em Jesus Cristo. É um prática realizada em memória da morte e ressurreição de Jesus, a qual serve com uma lembrança daquilo que fez pelo ser humano. A Ceia do Senhor lembra também que too cristão está debaixo de uma nova aliança, que não é baseada pelo sua performance pessoal, mas que é firmada pelo que Jesus Cristo fez ao longo de sua vida, morte e ressurreição. É pelo que Jesus fez e não pelo que o ser humano faz. É pelo que Jesus é e não pelo que o ser humano é. O pão é simbolo de seu corpo oferecido na cruz, enquanto que o cálice é símbolo de seu sangue derramado. A Ceia do Senhor não é um meio para salvação, mas um testemunho de todo aquele que acredita e deposita sua vida e Jesus Cristo.

Textos Bíblicos: Mateus 26.26-30; Marcos 14.22-26; Lucas 22.19-20; I Coríntios 11.23-29.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here