Um caminho excelente

0
592

Escrito por Daniel Faria Jr.
Veja mais artigos de Daniel clicando aqui.

Ao olhar para os caminhos percorridos, talvez percamos a esperança. Oportunidades desperdiçadas, escolhas mal feitas, caminhos perdidos. Mas existe a possibilidade de dar novos passos… Na literatura paulina, ouvimos a respeito de um caminho. Um caminho que não olha para o passado, mas que visualiza o futuro. Um caminho que não vê com os olhos, mas que focaliza com as lentes do coração.

1. Um caminho marcado pela excelência do amor
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
 
Ainda que eu tenha o dom de profecia
e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento,
e tenha uma fé capaz de mover montanhas,
se não tiver amor, nada serei.
 
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo
e entregue o meu corpo para ser queimado,
se não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é sublime, supremo, indescritível. É maior que as línguas, supera o conhecimento intelectual, sobrepuja a espiritualidade pessoal e alcança o sobrenatural. É maior do que as nossas motivações interiores e maior do que nossas práticas exteriores. Sem amor, toda atitude, busca e conquista é como um sino: produz som, faz barulho, chama a atenção, mas não permanece. Muito movimento, pouco resultado.
2. Um caminho marcado pela experiência do amor
O amor é paciente, o amor é bondoso.
Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses,
não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Uma coisa é ouvir falar, outra é experimentar. Ouvir a respeito de um cremoso e delicioso bolo de chocolate com morango pode no máximo deixar você com um grande desejo de comê-lo, mas experimentá-lo certamente será diferente, único, singular. Para experimentar o amor, é necessário atitudes. Atitudes que sejam cultivadas dentro e fora de nós. Atitudes que transformem nosso coração e movam nossa vida. Experimentar o amor envolve totalidade: não é descartável na primeira luta, não é desacreditado no primeiro desafio, não é desesperançoso na primeira provação e não é destruído na primeira dificuldade. O amor encara a dor, supera as tribulações, atravessa tempestades, sobrepõe-se às adversidades.
3. Um caminho marcado pela extensão do amor
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão,
as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino,
pensava como menino e raciocinava como menino.
Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
 
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho;
mas, então, veremos face a face.
Agora conheço em parte;
então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
 
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor.
O maior deles, porém, é o amor.
A excelência diferencia o amor, contrastando-o com nossas buscas. A experiência descreve o amor, partindo de nosso coração e influenciando nosso viver. E a sua extensão dimensiona o amor que vai além da vida. Podemos saber que o amor é maior do que tudo. Podemos experimentá-lo com toda intensidade. Mas existe algo a mais: o desfrutar desse amor em vida tem suas limitações. O amor ultrapassa o viver. Como um menino que não entende o mundo de um adulto ou como um reflexo obscuro em um espelho, a nitidez completa do amor vem apenas no futuro, após a vida.
 
Tudo o que nos cerca cessa, mas não o amor. Até mesmo a fé e a esperança não serão mais necessárias quando tivermos diante do pleno amor. A parcialidade será trocada pela totalidade, a limitação pela abundância. Existe um caminho. Um caminho que vence o mal. Um caminho que salva o mundo. Um caminho que liberta nações. Um caminho que restaura relacionamentos. Um caminho que renova famílias. Um caminho que transforma vidas. Um caminho excelente. Um caminho de amor. Você já ouviu falar dele. Não desista. Olhe além. Acredite. Prossiga. Ame.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here